Já imaginou ter a oportunidade de apresentar um projeto na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – ou Conferência das Partes (COP)? Essa é a proposta de um edital elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), já pensando na 30ª edição da COP, que será realizada em Belém (PA) em novembro do próximo ano. O prazo de inscrição é até o dia 28 de junho deste ano.
Por meio deste edital, serão selecionados projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que tenham como eixo estruturante ações relacionadas com pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esta Chamada Pública permite às instituições da Rede Federal a inscrição de um ou mais projetos. A inscrição deverá ser realizada pelo coordenador ou coordenadora do projeto por meio de um formulário.
“As ações que a Rede Federal desenvolve podem potencializar a implementação prática dos ODS e serem replicados em outras esferas, bem como podem proporcionar uma abordagem prática das questões relacionadas às mudanças climáticas na 30ª Conferência das Partes (COP30), trazendo um olhar para o enfrentamento dos desafios ambientais globais a partir da Floresta Amazônica nesse evento”, diz um trecho do edital.
Em entrevista à Diretoria de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a coordenadora do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif e pró-reitora no IFPE, Juliana Andrade, falou sobre a presença das instituições da Rede Federal nesse momento.
“É de extrema importância a nossa participação em massa com o envio do projeto. Temos a intenção de fazer um mapeamento de todos os projetos que são desenvolvidos na Rede Federal e que contribuam para os ODS. Não somente para a gente apresentar na COP, mas também para a gente ter um painel de acompanhamento”.
“A COP30 é uma grande vitrine para a Rede Federal para que a gente possa apresentar as nossas potencialidades. E é uma vitrine não somente nacional, mas principalmente uma vitrine internacional. Um momento para a gente buscar parceiros, financiamentos para os nossos projetos e apresentar todas as potencialidades que são natas à nossa Rede”, completou a coordenadora do FDI.
Classificação
A seleção dos projetos será dividida em duas etapas: avaliação de documentação e, posteriormente, classificação para participação em evento preparatório para a COP30 e também na Conferência.
Caso os documentos estejam de acordo com as determinações previstas no edital, os projetos serão analisados de acordo com nove critérios de avaliação. Dentre eles: metodologia, originalidade e capilaridade para ser replicado na Rede Federal.
Resultados
Os resultados preliminares estão previstos para serem publicados na página do IFPE na data de 31 de julho de 2024. Haverá também um período para a contestação do resultado de classificação: de 5 a 9 de agosto de 2024. Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail [email protected].
Após a análise dos recursos pela banca julgadora, o resultado final será publicado, provavelmente, no dia 23 de agosto de 2024 – também na página do IFPE.
E-book
Entre os dias 4 e 6 de junho, ocorreu o 2º Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal, em Belém (PA). O evento, promovido pela Setec/MEC em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), teve como objetivo trocar experiências sobre as ações voltadas aos ODS da ONU, além de debater a participação da Rede Federal da COP30.
Na ocasião, foi lançado o e-book “Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. A obra foi elaborada a partir das discussões sobre o debate climático que aconteceram no I Encontro de Ações de Sustentabilidade da Rede Federal, realizado no 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente do IFSULDEMINAS, em Poços de Caldas (MG), no ano de 2023.
A obra está dividida em seis áreas temáticas: Gestão e Governança Ambiental; Economia Circular e Gestão de Resíduos Sólidos; Energias Renováveis; Biomas; Sociedade e Qualidade de Vida; e Práticas Sustentáveis de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Está previsto para ser lançado um segundo e-book, na COP30. O livro será inspirado nos projetos da Rede Federal aprovados para a Conferência.
Edital completo
Para mais informações, veja o edital completo aqui.
Diretoria de Comunicação do Conif
Imagem: Governo Federal