Expectativas para a realização da COP 30 em Belém em 2025 envolvem a previsão da presença de 160 líderes mundiais em solo paraense para o evento internacional.
Secretário extraordinário para a COP 30 Valter Correia, que esteve em Belém semana passada para acompanhar e visitar as obras de infraestrutura que estão sendo feitas para o evento, disse que a previsão é que algo em torno de 160 chefes de Estado participem da conferência em novembro do ano que vem. Afirmou que todo o trabalho vem sendo articulado de maneira eficiente pelos governos federal, estadual e municipal para que a COP na Amazônia seja uma das melhores e maiores realizadas. “Temos que preparar muito bem a cidade para receber todas as delegações que farão os debates e discussões sobre o clima”, disse Correia.
PRAZOS
O secretário participou na cidade de uma roda de negócios com o setor hoteleiro da capital, já que a hospedagem é um dos grandes gargalos para a realização do evento, onde foram debatidas linhas de financiamento e soluções para as dívidas do setor. Outra preocupação é a dragagem do canal em frente ao porto de Belém para ancorar os grandes cruzeiros que chegarão para a COP 30. Segundo Valter o cronograma precisa ser cumprido antes da conferência e para que, de fato, deixem um legado importante para a capital paraense. “Não podemos correr o risco que obras iniciem e não terminem como ocorreu na Copa do Mundo no Brasil, trazendo prejuízos para as cidades”, lembra. Segundo o secretário a programação vem sendo cumprida à risca.