A Consulta Prévia, Livre e Informada ao povo não tem sido respeitada pela empresa mineradora: a denúncia foi realizada durante o 167º Período de Sessões da Corte IDH
Com objetivo foi debater a defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e a proteção de territórios na contemporaneidade, de forma a discutir sobre a necessidade de proteção dos defensores de direitos humanos em matéria ambiental, diante dos inúmeros conflitos socioambientais em todo o mundo foi realizado o Seminário Internacional “Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais frente aos Desafios das Emergências Climáticas”.
O evento aconteceu durante o 167º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), de forma paralela a Audiência Pública da Petição do Parecer Consultivo sobre Emergência Climática e Direitos Humanos, no dia 29 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus (AM). Esta sessão da Corte foi realizada em Brasília (DF) e Manaus (AM), de 20 a 29 de maio deste ano.
“Objetivo foi debater a defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado, a proteção dos territórios e dos defensores de direitos humanos em matéria ambiental”
Preparado por diferentes organizações indígenas e instituições indigenistas, tendo à frente o Observatório de Direitos Socioambientais e Direitos Humanos na Amazônia, grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Seminário evidenciou as vozes indígenas da Amazônia, trazendo a coordenadora do Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), Mariazinha Baré, e representantes dos povos Mura, de Autazes e Silves, Maraguá e Munduruku, de Nova Olinda do Norte.
Esses povos vivem em seus territórios secularmente. Enfrentaram na colonização da Amazônia, sangrentos ataques e aterradoras ameaças a sua existência. Na contemporaneidade, mais ameaças e ataques motivados por interesses minerários e energéticos que movem o poder econômico com apoio do poder político regional, nacional e internacional. O povo Mura de Autazes enfrenta um desses ataques explica o professor indígena de história Herton Mura, rememorando sua história de resistência.
“O povo Mura, desde a colonização da Amazônia, enfrenta sangrentos ataques e aterradoras ameaças a sua existência”
“Nós habitamos nossas aldeias e ocupamos tanto a terra firme quanto a várzea [na região de Autazes]. Somos um povo guerreiro que resistiu aos crimes cometidos contra nós desde o período do Brasil Colônia. No século XVIII, os representantes da Coroa portuguesa na Amazônia pediram, através dos Atos da Devassa, nosso extermínio ao rei de Portugal. Sobrevivemos às investidas durante a [revolta da] Cabanagem e em outros momentos históricos, todos na tentativa de genocídio”, conta.
Atualmente, os Mura enfrentam a instalação da empresa Potássio do Brasil que chegou na região em 2013 para exploração de silvina, principal componente da produção de potássio para o agronegócio. Sem os devidos e corretos trâmites para licenciamento socioambiental, a empresa iniciou o empreendimento. O mais grave é a ausência de Consulta Prévia, Livre e Informada ao povo Mura, como assegura a Convenção 169 .
“Nós habitamos nossas aldeias e ocupamos tanto a terra firme quanto a várzea. Somos um povo guerreiro que resiste”
O Protocolo de Consulta do povo Mura, documento que define e legítima a forma como os indígenas querem ser consultados sobre qualquer intervenção em seu território, foi finalizado em 2019, depois de quase dois anos de debates, rodas de conversa e esclarecimentos em todas as aldeias, com cada indígena do povo.
O vice-tuxaua da aldeia Moyray, Terra Indígena (TI) Guapenú, em Careiro da Várzea, Diego Mura, falou do protocolo como um patrimônio. “Esse livro é nossa trincheira, ‘Yandé Peara Mura’, é conquista nossa, de um ano e meio de construção com discussões e reuniões em cada aldeia. Por isso ele é legítimo. É nosso patrimônio histórico, cultural, nossa identidade”, afirma. Diego denuncia que o protocolo usado pela empresa é outro, “feito às pressas” e não é válido.
“O Protocolo de Consulta é nossa trincheira, é conquista nossa, de um ano e meio de construção com discussões e reuniões em cada aldeia”
“A consulta tem que ser feita de forma prévia, livre, informada e de boa fé. Nenhuma ideia, nenhum projeto podem ser feitos sem ser de boa fé. Antes de qualquer ideia, tem que ouvir nós. Esse protocolo que tá no licenciamento foi feito por um grupo de alguns tuxauas, em uma reunião conflituosa, que não foi oficializada conforme o protocolo. Inclusive com a presença do presidente da empresa [Potássio do Brasil], o que não pode porque nosso protocolo diz que os não indígenas não podem participar de reuniões internas”, denuncia Diego, orientando para as regras de consulta descritas no ‘Yandé Peara Mura’.
“A consulta tem que ser feita de forma prévia, livre, informada e de boa fé”
Nosso território, nosso corpo
Milena Mura, coordenadora-presidente da Organização das Mulheres Indígenas Mura (Omir) também afirma que o Protocolo de Consulta foi desrespeitado, assim como o documento que a empresa usa é de apenas um grupo de indígenas que se reuniu e, sem autorização, falou em nome de todos.
“O Protocolo que todos participaram é legítimo. Mas, foi violado pela empresa e pelo Estado. O que se fala na mídia é que todo o povo Mura é favorável à exploração de silvinita em Autazes, eu digo com toda certeza: é mentira” denunciou, alegando que “os Mura são mais de 12 mil em Autazes e Careiro da Várzea”.
“O Protocolo que todos participaram é legítimo, mas foi violado pela empresa e pelo Estado”
Milena lembra que há mais de 30 anos os Mura pedem a demarcação de seu território e até hoje há negligência em sua reivindicação. O resultado desse descaso é a Potássio Brasil invadindo a TI. “Vivemos aqui há séculos. Não queremos mineração aqui. Queremos nossa demarcação para continuarmos vivendo e que as futuras gerações vivam num território livre”, argumenta ao mesmo tempo em que relaciona a invasão ao território com violação da natureza e das mulheres, geradoras da vida.
“A invasão em um território é invasão aos nossos corpos. Porque nós somos mães, nós colocamos vida nesse mundo. Sem florestas não temos onde gerar vida. Nos revoltamos quando vemos uma multinacional invadir nosso território que é o nosso corpo”, destacou a indignada. A indígena ainda indagou: “a empresa vem falando de desenvolvimento, mas que desenvolvimento uma empresa traz para um território? ”. Ela completa: “o benefício é para o bolso deles. É um desenvolvimento para o agronegócio, não para nós. Nós queremos o território da forma como Tupan deixou, com nossas caças, lagos, sagrados, encantados, a floresta onde moram nossos ancestrais”, concluiu.
“A invasão em um território é invasão aos nossos corpos. Porque nós somos mães, nós colocamos vida nesse mundo”
Validando os anseios de Milena, a coordenadora da Articulação das Organizações Indígenas do Amazonas (Apiam), Mariazinha Baré, preconiza a luta das mulheres e reforça o entrelaçamento do feminino e o cuidado com a Mãe Terra.
“O território é nosso corpo, é nossa vida. E a invasão dos territórios viola todo esse corpo dentro da nossa casa”, afirma, contestando o desenvolvimento que a Potássio do Brasil e a classe política anunciam.
“O território é nosso corpo, é nossa vida. E a invasão dos territórios viola todo esse corpo dentro da nossa casa”
“Que desenvolvimento é esse? Atende a quem? Se nosso território for violado, se a Mãe Terra for violentada, a gente vai pra onde? Nas experiências de mineração que existem no Brasil, os impactos são negativos pra gente. Para a matriz econômica do Estado, pode ser que seja boa, mas para nossa existência não”, afirma, investindo nas análises que mostram que o desenvolvimento de mercantilização da natureza é um dos responsáveis pela crise climática e necessidade de demarcação das terras indígenas.
“Somos o berço da civilização nas Américas, o território é nosso, somos originários desse lugar. Estamos com insegurança jurídica sobre nossas terras. O mundo não indígena precisa entender que terra e território pra nós, indígenas, tem outro significado. Tem o significado da existência. Por isso, os indígenas são os que mais protegem as florestas e, por isso também, os que mais diminuem os impactos das mudanças climáticas. Portanto, desenvolvimento acompanhado do mercantilismo tem passado por cima dos direitos das pessoas”, denunciou.
“Somos o berço da civilização nas Américas, o território é nosso, somos originários desse lugar”
Sabedoria, ciência e leis
A essência da diferença entre o desenvolvimento de um lugar por olhos economicistas e aos olhos dos indígenas, que através da sinergia estabelecida com a natureza tem a sustentação de suas vidas foi o foco da explanação da geógrafa indígena Cisnea Menezes Basílio, a Wisú, seu nome na língua de povo Desana, que trouxe para o Seminário reflexões da pesquisa “Mineração em Terras Indígenas: um Posicionamento Necessário”.
Nela, a Desana vai além da complexidade da biodiversidade, cuja proteção está no equilíbrio da vida, e traz a geodiversidade, conceito novo para a ciência não indígena, mas para a ciência indígena é o que estrutura a vida.
“O que sustenta a vida na Terra? É o substrato, é a Terra, é a geodiversidade”
“O que sustenta a vida na Terra? É o substrato, é a Terra, é a geodiversidade. A gente precisa entender esse substrato que são os nossos solos e rios, toda essa parte que sustenta a vida na Terra”, descreveu.
“Na geodiversidade, nós [indígenas] tratamos de patrimônio geológico, porque são elementos geológicos que precisam ser preservados para essa e para as futuras gerações. Então, os nossos lugares sagrados precisam ser preservados e conservados”.
“Na geodiversidade nós tratamos de patrimônio geológico, então, os nossos lugares sagrados precisam ser preservados e conservados”
Não obstante a essa sinergia, na perspectiva ambiental, o sistema jurídico aponta irregularidades nos estudos dos impactos que virão com a exploração da silvinita em território Mura. Em maio desse ano, o Ministério Público Federal (MPF) suspendeu a licença concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), não só porque o licenciamento é de competência do governo federal por se tratar de território indígenas, mas porque “o estudo de impacto ambiental tem falhas e não é possível precisar todos os danos a que a área está sujeita”
De acordo com as informações concedidas pelo MPF à imprensa há riscos de salinização das águas da região e que precisam de mais estudos.
“O estudo de impacto ambiental tem falhas e não é possível precisar todos os danos a que a área está sujeita”
“Há projeção de que milhões de toneladas de sal – rejeito retirado junto com a silvinita – serão colocados ao ar livre nos primeiros anos de exploração, exposto em plena floresta amazônica. (…) A pilha de rejeitos foi projetada para situar-se em área inundável, a despeito dos riscos de contaminação da água (e dos ecossistemas associados) com a salmoura. (…) Há riscos de salinizar nascentes, lagos, igapós, igarapés e rios da bacia do Amazonas, o que pode gerar consequências imprevisíveis”.
Em publicação no dia 14 de maio, o MPF apontou outro sério risco ambiental. “O projeto prevê a perfuração do solo, com a abertura de grandes túneis em profundidade, sem que todos os estudos tenham sido realizados da forma adequada”, consta.
“Há projeção de que milhões de toneladas de sal serão colocados ao ar livre nos primeiros anos de exploração, exposto em plena floresta amazônica”
Na ação de suspensão, o MPF afirma que “a ausência de estudo adequado no projeto torna imprevisível mensurar, neste momento, a extensão dos possíveis danos não só para os povos indígenas, mas para ribeirinhos, toda população e o meio ambiente da região”.
A comunidade científica, por sua vez, também apresenta preocupações em suas análises de impactos destrutivos da vida amazônica e publicou, em maio, uma Nota Técnica conjunta de 14 organizações, onde aponta caminhos que dispensam os insumos projetados para a produção agrícola com a exploração de silvinita e diz que é imperativo para o Brasil encontrar e adotar outros caminhos.
“A ausência de estudo adequado no projeto torna imprevisível mensurar a extensão dos possíveis danos não só para os povos indígenas, mas para toda população e o meio ambiente”
“Encontrar soluções para diminuir a dependência de insumos agrícolas e apoiar práticas de manejo menos impactantes do ponto de vista social, ambiental e econômico não será uma tarefa fácil, mas é imperativo para o futuro. O Brasil tem uma importância crucial na busca de soluções”, diz a nota.
As tragédias de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e da Braskem, em Maceió (AL), e do Rio Grande do Sul, comprovam que a união de conhecimentos e a aplicação de regras e leis, políticas, ambientais e ancestrais, são necessárias para um verdadeiro desenvolvimento.
“O Brasil tem uma importância crucial na busca de soluções para os impactos destrutivos da vida amazônica”
Ouvir é determinante
Os povos da floresta vêm dando vasão aos argumentos de que desenvolvimento só existe se estiver intrínseco à vida humana e à proteção da natureza, dos seus ecossistemas e da humanidade. Ouvir suas preocupações, legítimas porque se originam no cotidiano vivido em seus territórios, é mais do que uma necessidade, é determinante para entender em que medida e até onde alcançam os impactos de um empreendimento desse porte.
Com essa perspectiva, o Defensor Público do Amazonas, André Beltrão, participou do Seminário e disse não ser possível pensar em desenvolvimento e proteção ambiental sem entender e apoiar os povos da floresta.
“É fundamental ouvir quem está sofrendo violações em decorrência de empreendimentos que geram prejuízos ambientais”
“É fundamental ouvir quem está sofrendo violações em decorrência de empreendimentos que geram prejuízos ambientais. Vivemos uma situação de crise climática sem precedentes, é preciso ouvi-los e a Defensoria Pública está aqui para entender as problemáticas e poder defender os indígenas com ações estratégicas. É um momento importante de troca de ideias e aprendizados para todos, inclusive para o sistema judiciário”, avaliou, se colocando à disposição do movimento indígena.
Trocar para aprender foi a perspectiva da professora do curso de Direito da UFAM e coordenadora do Observatório de Direito Socioambiental e Direitos Humanos na Amazônia, Caroline Nogueira, que diz que ao ouvir as lideranças indígenas “passamos a ver o mundo com outros olhos”.
“Vivemos uma situação de crise climática sem precedentes, é preciso entender as problemáticas e poder defender os indígenas com ações estratégicas”
“Para mim, o mundo é diferente a partir do momento em que eu tenho esse diálogo mais direto com os povos indígenas e comunidades tradicionais, porque eles mostram para a gente uma outra forma de ver e pensar o desenvolvimento, como a gente pode pensar um futuro para além da sociedade caótica que o mundo hegemônico vive”, declara admirada com a resistência dos povos originários.
“O que eles trazem para a gente é essa força de mais de 500 anos de processo de genocídio, de epistemicídio (morte da construção do conhecimento), do Estado passando por cima, a iniciativa privada passando por cima, as pessoas descarregando e destilando preconceitos e racismo. E eles continuam firmes, continuam fortes defendendo a terra deles como se fosse o próprio corpo. Isso é de uma riqueza, de uma grandeza que a sociedade precisa aprender mais com eles”.
“O que eles trazem para a gente é essa força de mais de 500 anos de processo de genocídio, de epistemicídio, do Estado passando por cima”
Filipe Gabriel Mura, tuxaua da comunidade Soares, em Autazes, que será diretamente impactada pela exploração, pois ela acontece em seu território, enalteceu o Seminário, justamente, porque viu nele a oportunidade de falar sobre um empreendimento que se instala em seu território sem pedir licença.
“O Seminário permitiu a gente falar para que todos possam saber das nossas dores, o que estamos passando com essa empresa que chegou e sem falar com a gente se achou no direito de fazer o que quer. E isso serve não só para nós do Amazonas, mas para todos os povos indígenas. Precisam nos ouvir, precisamos denunciar a falta de respeito pelos nossos direitos que estão na Constituição”, disse.
“O Seminário permitiu a gente falar para que todos possam saber das nossas dores, o que estamos passando com essa empresa”
O tuxaua diz que se sente fortalecido quando ouve as pessoas da cidade, das universidades e juristas defendendo seu povo. “São muitas mentiras que se falam, do governo, da empresa e até na mídia. Até alguns parentes caíram nessas mentiras. As pessoas ficam confusas, mas quando espaços como esse nos dão chance de falar, a gente se fortalece”, concluiu.