Elas são fonte de sombra e ar puro, aliadas contra a crise climática. E só estar numa floresta já faz bem à saúde.
A quantidade exata de oxigênio produzida depende do tipo e da idade da árvore. As coníferas perenes produzem oxigênio continuamente, enquanto as caducifólias apenas quando têm folhas. Uma faia adulta é capaz de fornecer o oxigênio necessário a dez seres humanos por ano. Suas folhas também filtram uma boa tonelada de poeira, bactérias e esporos de fungos do ar, todos os anos.
As árvores também são condicionadores de ar perfeitos. Com suas folhas, fornecem sombra, protegem contra a radiação ultravioleta e refrescam o ambiente. Uma faia evapora de 400 a 500 litros de água por dia por suas folhas, resfriando o ambiente de 3ºC a 6ºC.
Por falar de água: com suas raízes, as árvores armazenam a chuva no solo e o mantêm firme, mesmo em encostas e em tempestades. Ao filtrar a água pluvial, garantem a limpeza do lençol freático. As árvores também atenuam o ruído nas cidades com suas folhas.
Árvores antigas são absorvedoras de CO2
Madeira não é apenas uma matéria-prima renovável, ela também contém CO2 prejudicial ao clima, que as árvores absorvem do ar durante a fotossíntese. Suas raízes também armazenam esse gás de efeito estufa no solo.
Árvores são fonte de sombra e ar puro, aliadas contra a crise climática. E só estar numa floresta já faz bem à saúde. (Foto: Getty Images)
Segundo estimativas científicas, somente as florestas da Alemanha capturam cerca de 4,3 bilhões de toneladas de CO2, além de remover ativamente da atmosfera outros 52 milhões de toneladas, a cada ano. Por outro lado, as emissões globais de CO2 fóssil atingiram 36,6 bilhões de toneladas em 2023.
Algumas árvores absorvem mais CO2 do que outras. De acordo com a organização ambiental Greenpeace, as faias armazenam quase uma tonelada a mais de CO2 ao longo de 100 anos do que abetos do mesmo tamanho. E quanto mais antiga é uma árvore, mais CO2 ela pode absorver. Se a madeira for queimada ou apodrecer, o gás de efeito estufa escapa de volta para a atmosfera.
Então parem de desmatar…
Fonte: TERRA